quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Criar fora do quadrado (ou do photoshop!!)


Quem já ouviu aquele história de "pensar fora do quadrado" ou de "abrir a mente" sabe que isso não é nada fácil. Temos tendências naturais a seguir sempre no caminho seguro, conhecido. Na última viajem que fiz, a Tiradentes, fui a um antiquário e comprei algumas quinquilharias. Tudo coisa barata e simples...algumas carrancas e uma forma de sapateiro - aqueles pés de madeira que o sapateiro usava como molde.
Semanas mais tarde me pediram pra desenvolver um cartaz para um atelier que irá ministrar cursos de desenho e pintura. Conheço o atelier e o lugar cheira história. Há desde ilustrações, pinturas e gravuras em metal de vários artistas, alguns já renomados (tem até uma gravura original de Rembrant) e outros ainda não muito conhecidos. Mas todos artistas, por formação e convicção. Agora, o curso e a temática são totalmente analógicos então eu não poderia iniciar um projeto deste porte pelo photoshop. De jeito nenhum. Queria criar um cartaz que fosse o mais analógico possível. Sem montagens, sem efeitos. Simples, direto. Daí me lembrei da forma de sapateiro que tinha comprado. Era perfeita, simbolizava movimento, sair da inércia. Eles me mandaram varias ilustrações, gravuras e papel rasgado a mão. Fiz uma montagem com tudo isso em cima da mesa e fotografei. Usei o computador apenas para inserir as informações no cartaz.

Um comentário:

SergioSilva disse...

Muuito legal o seu blog!!
E ja estou colocando pilha na Claudia para fazer o dela!
...e com certeza o meu sairá de tabela!!