sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Reunião com batata-frita...


Estou cada vez mais convencido quanto a um formato de trabalhar com clientes, que até agora tem se mostrado infalível! Estou com meu escritório aberto há poucos meses, até agora não tive tempo de parar para prospectar algum cliente. Os que apareceram, vieram ou de contatos anteriores que tive quando trabalhava como funcionário em outro escritório ou de indicação de algum cliente atual. Mas voltando a falar do relacionamento com o cliente, procuro não leva-lo muito para o lado profissional, mesmo sabendo que este é um esforço pra torná-lo cada vez mais profissional. Ontem à tarde, por exemplo, tive que visitar uma cidade vizinha e marquei uma reunião com um cliente, que a princípio seria na sua casa. Liguei pra ele para avisar que ja estava na cidade e ele resolveu mudar o plano e fizemos a reunião num barzinho. Notebook em baixo do braço, chega o cliente com sua esposa, uma artista plástica que eleva as reuniões para um nível subjetivo extraordinário. Depois de conversarmos bastante a acertamos algumas modificações no projeto, começamos a conversar sobre tudo. Sem perceber mudamos o assunto e a razão da reunião e quando me dei conta estávamos tomando cerveja de trigo alemã ( que como um não-bebedor, posso dizer que achei uma delicia!) e beliscando uma porção de batata-frita.
Eu saí do escritório as 15h e retornei às 22h! É claro que eu tinha muitas outras coisas para resolver neste dia que acabei não resolvendo. Levando pela lógica de que tempo é dinheiro, neste caso poderia dizer que perdi dinheiro. Mas pela conclusão que estou chegando, se tratando de relacionamento com cliente, tempo (bem) perdido com cliente é lucro na certa!

Nenhum comentário: