terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Meio e Mensagem


Muito se discute sobre que mídia utilizar para cada tipo de mensagem. A grande sacada é conseguir se diferenciar, se tornar a bolinha vermelha numa imensidão de bolinhas azuis.
Enquanto lemos algum livro ou descansamos numa rede há uma infinidade de pessoas desenvolvendo novos métodos de nos alcançar e nos fazer interagir com seus produtos e suas mensagens. O que é unânime em todas elas é a alta tecnologia envolvida ou alguma idéia simples e brilhante. Séries de tv tem apostado em jogos da vida real, os ARGs para divulgar seus produtos. Organizações tem investido em marketing de guerrilha com idéias simples e de grande impacto para chamar a atenção para alguma idéia ou campanha. Em São Paulo, antes da lei da cidade limpa, era quase impossível percebermos alguma propaganda específica ao caminharmos pela rua. Podíamos até perceber, nos atentar em especial para alguma mensagem, mas provavelmente nosso sistema de defesa a bloquearia de nossa consciência para nos poupar de um "piripaque" mental precoce. Na última vez que estive em SP, na Pinacoteca, uma mensagem me chamou muita atenção. E o mais interessante é que foi um cartaz lambe-lambe colado num poste. Não tinha nenhum atrativo visual, o texto era simples. Não havia nada que fizesse dele algo digno de atenção. O que chamou a atenção foi a mensagem que ele trazia. Digna de uma foto.

Nenhum comentário: