quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Indicação de livro: Rafic Farah



"...Eu queria dar uma indicação...quem nunca leu o livro do Rafic Farah pode ler...."
Eu tive o prazer de participar de um evento onde um dos palestrantes era esse grande artista gráfico. Rafic Farah. Designer, fotógrafo, escultor entre outros tantos atributos que são bem colocados para contar um pouco da trajetória deste "artesão-biscate". Mas escrevo este post pra falar do seu livro COMO VI - O DESIGN DE RAFIC FARAH. O livro é bem antigo e já está esgotado na maioria das livrarias. Consegui comprá-lo recentemente depois de esperar por alguns meses até que a livraria conseguisse um exemplar, por encomenda. Não é tão barato, mais vale cada centavo pago. (cerca de R$ 110,00).
Com um texto muito bem humorado ele narra sua peripécias na profissão. Digo peripécias porque alguns fatos são dignos de ganhar um livro só para serem descritos com maiores detalhes.
Certa vez foi convidado a desenvolver um cartaz (primeira imagem do post) para um evento cujo tema era: "design regional ou design global"; e após desenvolver o projeto recebeu um telefonema pedindo que se explicasse quanto ao uso da imagem um tanto inusitada. E usou o seguinte argumento para tentar convencer a pessoa ao telefone: "...esse é o design mais forte, original e universal do universo. Mobiliza religiosos, devassos, antropólogos.." Na verdade, segundo ele, não estava conseguindo justificar o uso da imagem e por fim respondeu que a questão era muito cabeluda! Quem se interessar pelo livro, no seu título tem um link para uma livraria, que até o momento que escrevo tem um exemplar a venda.

Um comentário:

david disse...

Na semana passada conversei como o Julio Silver na lanchonete da FATEA, durando o Congresso Integrado do Conhecimento... E no bate-papo, uma das referências que ele disparou foi exatamente este livro. E agora, procurando por Rafic Farah no Google images, eis que na primera página aparece o seu blog... Livro recomendado é livro encomendado!