quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Tanta bagagem pra quê?


Num blog de discussão sobre design, um anúncio de emprego oferecia vaga para designer júnior. A empresa em questão, já com algumas décadas de mercado, fazia as seguintes exigências:
- formação nível superior em design ou publicidade
- conhecimentos avançados plataforma mac nos seguintes softwares:
illustrator
photoshop
quark
dreamwheaver
flash
entre outros...
Lá fui eu visitar o site da agência em questão e quase caí de costas!!!!
Muita fumaça pra pouco fogo. Trabalho simples, pouco criativo.
Este assunto já gerou discussões quentíssimas entre meus colegas na época da faculdade e ainda gera. Continuo com a opinião de que o software é apenas uma ferramenta, usada para transmitir uma idéia que é construída de forma analógica. Digo analógica porque a bagagem de um diretor de arte ou um designer, é tudo que está a sua volta. É o que ele lê, tudo que assiste, exposições que ele visita. Um software pode ser aprendido posteriormente. O que as agências deviam exigir é conhecimento teórico de design, publicidade, bagagem histórica, referências artísticas, entre tantas outras coisas.
Bem, esta é minha opinião pessoal mas posso garantir que já encontrei muitos que pensam da mesma forma.

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